Olá a todos(as) sejam bem vindos ao nosso blog.
Somos alunos do 11º Ano da escola Secundária Dr. Solano de abreu e apresento-vos o meu blog de maneira a mostrar trabalho que desenvolvi nas aulas desta disciplina e a matéria que já leccionamos até agora.
Desde já partilho convosco as grandes informações.
Vamos falar sobre:
Gestor de dispositivos e informação de sistema
Problemas no arranque
Problemas de vídeo
Problemas de teclado e rato
Problemas com a placa principal
Problemas com CMOS
Problemas com a memória
Problemas com o disco
Problemas com a impressão
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Bios [Os Códigos de Beeps]
Os códigos de Beeps
Os códigos de Beeps são os Beeps (ver próximas tabelas) que nós ouvimos através do altifalante do computador. É o processo de ele nos avisar que algo está errado, quando não temos sinal de vídeo. Estes códigos estão programados na BIOS do computador. Não existe um standard para estes códigos, normalmente cada fabricante de BIOS tem um código diferente para o mesmo tipo de erro. No entanto aqui vamos falar dos dois mais importantes fabricantes de BIOS: AMI e Phoenix.
Códigos de Beeps da AMI
Nada à É suposto ouvirmos algo; se não ouvirmos nada, isso quer dizer que algo está errado e, neste caso, as hipóteses são: altifalante, CPU, fonte de alimentação ou placa principal.
1 à Um beep é bom sinal, está tudo bem desde que tenhamos imagem no monitor, caso contrário, verificar o cabo de alimentação do monitor e o cabo de sinal de vídeo. No caso de estar tudo bem por ai continuarmos na mesma, verificar se a memoria esta bem colocada. Em caso afirmativo, poderemos ter algum problema na placa principal ou placa gráfica, o que exigirá substituição.
2 à O computador está com problemas nas memórias. Primeiro verificar o vídeo, no caso de estar bom, aparecerá uma mensagem de erro de paridade nos primeiros 64 KB de memória. Verificar as memórias e fazer reboot. Caso o erro se mantenha, trocar a ordem das memórias do primeiro para o segundo banco de memoria. No primeiro banco é onde o computador encontra os primeiros 64 KB de memoria. Se todos os testes de memória derem resultados correctos, então, teremos de substituir a placa principal.
3 à O mesmo que 2 beeps, ver diagnóstico acima.
4 à O mesmo que 2 beeps. O problema pode também ser “Bad Timer”, isto é, erro, no timer do sistema.
5à Erro na placa principal, provavelmente necessita de ser substituída. Podemos também ter problemas no processador.
6 à O controlador de teclado da placa principal não está a funcionar. Primeiro, podemos tentar substituir o teclado e, se isso não ajudar, teremos de substituir o circuito integrado controlador de teclado. Está colocado em socket e, nesse caso, podemos tentar arranjar um igual doutra placa avariada e substitui-lo.
7 à Avaria no processador, o mais certo é termos de o substituir.
8 à A placa de vídeo não esta a funcionar. Verificar se está bem encaixada no slot da placa principal; no caso de continuar na mesma, teremos de a substituir.
9 àAvaria no BIO. Substituí-lo, se possível, caso contrario, substituir a placa principal.
10 à Temos problemas no CMOS. Temos de substituir a placa principal.
11 à Temos problemas na cache e o computador desactivou-a; podemos tentar activá-lo premindo “ CTRL-ALT-SHIFT-+” , mas o mais provável é termos de substituir a memória cache.
Códigos de Beeps da Phonix
Os códigos da Phoenix são mais detalhados do que os da AMI. Por exemplo, 1-pausa- 3-pausa-3- pausa-, isto é, uma combinação de beps 1-3-3 separados por pequenas pausas. Por isso, temos de ter atenção ao conta-los e se necessário arrancamos novamente para os contar.
1à Power On Self Test completado com sucesso, não havendo qualquer problema.
1-1-3à O computador não conseguir ler a informação armazenada na CMOS – substitua a placa principal.
1-1-4 à A BIOS necessita de ser substituída, caso não seja possível substituir a placa principal.
1-2-1 à Avaria no Timer do sistema – substituir a placa principal.
1-2-2 à Avaria na placa principal – Substituir (falha de inicialização dos DMA)
1-2-3 à Avaria na placa principal – substituir (falha leitura/escrita nos DMA).
1-3-1 àAvaria na placa principal – substituir (erro de refrescamento da RAM).
1-3-3 à O computador está com problemas nas memórias. Primeiro, verificar o vídeo; no caso de estar bom, aparecerá uma mensagem de erro no ecrã; caso não apareça nada devemos ter um erro de paridade nos primeiros 64 Kb de memória. Verificar as memórias e fazer reboot. Caso o erro se mantenha, trocar a ordem das memórias do primeiro para o segundo banco de memória. Se todos os testes de memória derem resultados correctos, então teremos de substituir a placa principal.
1-3-4 à Erro de leitura/escrita nos primeiros 64KB de RAM – ver diagnóstico acima.
1-4-1 à Erro de endereçamento dos primeiros 64KB de RAM – ver diagnóstico acima.
1-4-2 à Erro de paridade nos primeiros 64KB de RAM – ver diagnóstico acima.
2-_-_ à Qualquer combinação de beeps que comece com 2 quer dizer que temos chips de memória avariados, pelo que terão de ser substituídos; como não sabemos qual deles está avariado, devemos tentar substitui-los todos até descobrirmos qual é.
3-1-1 à Erro no registo do slave DMA – substituir placa principal.
3-1-2 à Erro no registo do master DMA – substituir placa principal.
3-1-3 à Erro de interrupts – substituir placa principal.
3-1-4 à Erro de interrupts – substituir placa principal.
3-2-4 à O controlador de teclado da placa principal não está a funcionar. Primeiro, podemos tentar substituir o teclado; se isso não ajudar, teremos de substituir o circuito integrado controlador de teclado. Por vezes ele está colocado em socket; nesse caso, podemos tentar arranhar um igual doutra placa avariada e substitui-lo; caso esteja soldado, o melhor é substituir a placa principal.
4-2-1 à Avariada de chip da placa principal – substituir placa principal.
4-2-2 à Primeiro, verificar se o teclado tem problemas; caso esteja bom, substituir placa principal.
4-2-3 à Falha na gente A20 – ver – 4-2-2.
4-2-4 à Interrupt inesperado em modo protegido, uma das suas placas está avariado. Experimentar ir tirando placas até descobrir qual é; em último caso, pode ser necessário substituir a placa principal.
4-3-1 à Erro de endereçamento da RAM – substituir placa principal.
4-3-2 à Ver 4-3-1.
4-3-3 à Ver 4-3-1.
4-3-4 à Erro de Real Time Clock, correr programa de setup da BIOS e verificar o relógio. Caso esteja a trabalhar convenientemente., substituir a bateria do CMOS; se mesmo assim não resultar, substituir a placa principal, mas é raro chegarmos a esse ponto.
4-4-1 à As portas sério estão com problemas. Caso estejam na placa principal, desactivá-las no setup e colocar uma placa de I/O; outra hipótese é substituir placa principal.
4-4-2 à Ver 4-4-1.
4-4-3 à Avaria no coprocessdor aritmético. Se possível, verificar com um programa de testes. Caso se confirme havendo hipótese, desactivá-lo; não sendo possível teremos de substitui-lo, o que, nos processadores.
Setup Bios
Setup de Bios
Instalação de Driveres
A instalação de hardware pode ser considerada como uma operação complicada, mas, sabendo o que se necessita, é extremamente simples. É necessário saber a marca e modelo do componente que queremos instalar (isso pode ser visto na própria placa ou no manual que acompanha a mesma) e, em seguida, introduzir a disquete ou CD-ROM com Driveres de instalação. Caso não possua nenhum dos anteriores, os Driveres podem também ser descarregados do site fabricante. Hoje em dia, esses CD’S têm um programa auto-executável que arranca com o programa de configuração e detecta o hardware. Caso contrário, é preciso fazer tudo á mão, ou seja, vai á janela das Propriedades do sistema – Gestor de Dispositivos e encontra todo o hardware instalado, ou não. Para actualizar um controlador, basta ir a internet e procurar um driver actualizado para o componente pretendido, guardar o mesmo no disco do computador e utiliza-lo quando for pedido.
Solução de Outros Problemas com a Impressora
1)A impressora só imprime parte de uma página, imprime tinta esbatida ou cores desvanecidas ou inadequadas.
Pode ter de substituir um tinteiro ou um cartucho de toner. Verifique nas informações de estado da fila de impressão se existem mensagens de pouca tinta ou toner. Se a impressora tiver uma área de estado ou de visualização, também pode procurar mensagens de pouca tinta ou toner na própria impressora. Para mais informações, consulte Mudar um cartucho de tinta ou de toner e Visualizar a fila de impressão.
2)O papel fica encravado/preso na impressora.
Para evitar danos à impressora, verifique as informações que vieram com a impressora, para ver como remover obstruções de papel. Dependendo da impressora e de onde ocorreu o problema, pode ser aconselhável tentar uma destas opções:
•Vá para a impressora, verifique se há mensagens na área de status ou de exibição da impressora que possam dizer onde ocorreu o problema e, em seguida, conclua as etapas fornecidas para remover a obstrução de papel. Se a impressora não exibir informações sobre o problema, verifique as informações que vêm com a impressora. Se a impressora estiver conectada a um domínio de rede, entre em contato com o administrador do sistema ou com o apoio da empresa para assistência.
•Algumas impressoras oferecem um botão que pode ser pressionado e mantido pressionado, ou outra opção de alimentação de papel que você pode usar para tentar extrair o papel sem danificar a impressora.
•Pode ser necessário abrir o compartimento da impressora e remover o que está provocando o problema. Antes de fazer isso, verifique as informações que vieram com a impressora para ver se deve desligar a impressora ou tomar outras medidas para evitar lesões em você ou danos à impressora.
Também é necessário verificar se ao abrir o compartimento da impressora você anulará a garantia ou qualquer acordo de reparo que tenha comprado ou que venha com a impressora. Para obter informações sobre acordos, verifique as informações de varejo e do fabricante que vieram com a impressora.
3)O trabalho impresso possui linhas desalinhadas.
1 Verifique se as cabeças de impressão estão posicionadas
corretamente no carro.
2 Se isso não resolver o problema, alinhe a cabeça de impressão.
Imprima uma página de teste de alinhamento e selecione o valor
de alinhamento que mais se aproxima de formar uma linha recta.
Outros Problemas com a Impressora
Outros problemas com a impressora
1)Aparece uma mensagem de erro sobre problemas do "spooler" ou a impressora está a imprimir mais devagar do que o normal.
Um spooler de impressão é software que armazena temporariamente tarefas de impressão no disco rígido ou na memória do computador enquanto a impressora não está pronta para as imprimir. Se aguardou demasiado tempo para um documento ser impresso ou se visualizar uma mensagem de erro acerca do spooler de impressão, subsistema de spooler ou recursos do spooler, pode ter de alterar e, depois, reiniciar o serviço de spooler de impressão no computador.
Para isso, é aconselhável guardar o trabalho e, em seguida, reiniciar o computador para reiniciar o serviço de spooler de impressão. Se não quiser reiniciar o computador, tente antes os passos seguintes.
Para alterar ou reiniciar o serviço de spooler de impressão
Tem de ter sessão iniciada como administrador para executar estes passos.
1.Abrir as Ferramentas administrativas clicando no botão Iniciar, clicando em Painel de Controlo, clicando em Sistema e Manutenção e, em seguida, clicando em Ferramentas administrativas.
2.Faça duplo clique em Serviços. Se lhe for pedida uma palavra-passe de administrador ou uma confirmação, escreva a palavra-passe ou dê a confirmação.
3.Clique com o botão direito do rato no serviço Spooler de Impressão e, em seguida, clique em Propriedades.
4.No separador Geral, junto a Tipo de arranque, certifique-se de que Automático está seleccionado.
5.Se o serviço ainda não estiver em execução, em Estado do serviço, clique em Iniciar e, em seguida, clique em OK. Se lhe for pedida uma palavra-passe de administrador ou uma confirmação, escreva a palavra-passe ou dê a confirmação.
2) Quando imprimo fotografias aparecem riscas horizontais na imagem. É possível resolver este problema?
Isto é conhecido por efeito de banda horizontal e, frequentemente, é um problema das impressoras de jacto de tinta. Há procedimentos que pode efectuar para reduzir o efeito. Primeiro, certifique-se de que está utilizar a definição de alta qualidade na impressora e a imprimir em papel de qualidade fotográfica. Isto pode ser conseguido aumentando a definição de pontos por polegada para o valor máximo ou, no caso da maior parte das impressoras, definir a qualidade do controlador para ‘Alta qualidade’.
Convém também certificar-se de que seleccionou no software da impressora o tipo de papel que está a utilizar. Em seguida, verifique se os tinteiros não têm pouca tinta, uma vez que isto pode fazer com que o efeito de banda piore. Também vale a pena limpar as cabeças. Esta não é uma tarefa manual; pelo contrário, a secção de manutenção do software da impressora contém um tópico para esta tarefa. Finalmente, uma causa muitas vezes ignorada que provoca o efeito de bandas é a instalação da impressora numa superfície irregular. Certifique-se de que a impressora está estável e numa superfície nivelada.
3)Quando tento imprimir várias cópias de um ficheiro do Word no Word 2002 só é impressa uma cópia.
Primeiro, desmarque a opção de impressão em segundo plano. Para tal, vá para Ferramentas, escolha Opções, seleccione o separador Imprimir, desmarque a caixa de verificação de Impressão em segundo plano e prima OK. A seguir, tente imprimir directamente para a impressora, em vez de utilizar a funcionalidade de colocação em spool do Windows. Para realizar esta tarefa, siga as instruções no passo dois do procedimento abaixo. Outra sugestão é tentar adicionar uma página suplementar ao fim do documento. Vá para o fim do documento premindo [Ctrl] + [End]. Seleccione Inserir e, em seguida, escolha Quebra. Em seguida, seleccione Quebra de Página e clique em OK.
Problemas com a Impressora
Problemas com a Impressora
. As impressoras podem ser dos periféricos que mais dores de cabeça podem provocar, no que diz respeito a manutenção. Não se pode esquecer que têm muitas partes mecânicas, constantemente sujeitas às pressões do trabalho, por vezes, contínuo.
. Existem actualmente muitos tipos de impressoras, as quais utilizam as mais variadas técnicas de impressão, desde as impressoras de impacto, às impressoras laser a cores, passando pelas de jacto de tinta ou as de transferência térmica.
. Existem vários modos de ligação da impressora ao computador, dependendo da utilização:
. Portas paralelas;
. Portas Série;
. USB;
. Infravermelhos;
. Placa de Rede;
. Apesar de actualmente as impressoras existentes no mercado serem, na sua maioria, com ligação USB, existe ainda em funcionamento, em muitas empresas e escritórios, impressoras com portas paralelas e outras;
. Ao deparar-se com um problema, deve tentar isolá-lo, verificando se é da impressora, do computador ou mesmo de software. Verifique o cabo e se a impressora está online.
. Siga os seguintes passos:
1. Verifique se está online, ligada, se tem papel e se o cabo está bem ligado.
2. Desligue a impressora, ligue-a, novamente e exprimente.
3. Use o modo de teste da impressora para verificar se está a imprimir correctamente.
4. Caso seja uma impressora de rede, verifique a configuração do protocolo, caso seja TCP/IP, confirme o endereço IP e a máscara de sub-rede.
5. Verifique se o software está devidamente configurado para a impressora.
6. Troque o cabo da impressora.
7. No caso de ser uma impressora de rede experimente imprimir de outro posto.
8. Se possível, troque a impressora por outra igual.
Outros Problemas com o Disco Rígido
Outros Porblemas com o disco rígido
Como recuperar dados de um disco rígido:
Podemos aceder a um disco danificado através de um software, por exemplo, ontrack easy cd recover, não sendo necessário a utilização deste software em concreto, se fizer uma pequena pesquisa pode encontrar vários softwares de recuperação de dados.
“Error Reading drive C:”
· Verifique os cabos, se estão propriamente conectados ao Disco Rígido
· Verifique se na BIOS as configurações estão devidamente definidas para cada Drive, e ou se os controladores estão activados.
Disco rígido aparentemente parece estar lento:
· Desfragmente a unidade de disco rígido;
· Verificar se alguém fez uma formatação de baixo nível na unidade.
· Nas unidades IDE, na configuração da BIOS, verifique se ele está configurado para Ultra DMA ou PIO Mode (Modo PIO). Ultra DMA é mais rápido, desde que a unidade suporta-lo.
· Para unidades SCSI:
-Verifique as configurações de conectores de todos os Dispositivos SCSI.
-Certifique-se de que o Disco rígido primário disco é definido para o número de identificação SCSI 0.
-Digite o BIOS do SCSI e verifique as configurações.
Unidade está a apresentar falhas?:
· Verificar se há vibrações de baixo nível.
· Use um voltímetro para verificar se todas as saídas da fonte de alimentação estão corretas. Se alguma saída estiver muito baixa (especialmente a saída de +5 volts), substitua a fonte de alimentação.
Verificar outros factores ambientais como fumo, poeira grossa, alto nível de humidade etc...
Problemas no Disco Rígido
Problemas no Disco Rígido
Vejamos alguns problemas que podem surgir com um disco rígido.
1)O. Disco rígido não funciona;
2)O Disco rígido não arranca e aparece a mensagem “c: drive failure insert boot disk”;
3)O Disco rígido trabalha bem, mas deixou de funcionar quando mudou a placa principal;
4)Não consegue arrancar com o disco rígido, mas ele trabalha bem quando arranca com uma disquete de sistema;
5)Tem um disco de grande capacidade, mas o sistema somente reconhece 512MB;
6)Quando corre o scandisk, encontra alguns erros ocasionais.
1)O disco rígido não funciona
. Verifique as ligações da alimentação do disco e, se tiver outra ficha de alimentação livre, exprimente liga-la ao disco;
. Veifique os jumpers do disco, pois pode dar-se o caso de estar a instalar um disco como slave e ele ter os jumpers configurados para master ou vice-versa.
2)O Disco rígido não arranca e aparece a mensagem “c:drive failure insert boot disk”
. Arranque com uma disquete/CD/DVD de sistema e verifique se consegue ler a drive c.
. Se lhe parecer estar tudo bem e conseguir ver o conteúdo do disco, exprimente executar o comando SYS C: a partir do disco de sistema e arranque novamente com o sistema, mas, desta vez, a partir do disco rígido.
. Se não conseguir ler o conteúdo do disco rígido, então, deve ter o disco avariado.
3)O disco rígido trabalhava bem, mas deixou de funcionar quando mudou a placa principal
. Primeiro, verifique todas as configurações, assim como as ligações;
. Caso esteja tudo bem, verifique a configuração do disco no BIOS. Por vezes existem incompatibilidades entre dois (BIOS e o disco rígido), e isso afecta o modo como o sistema lê os dados nos sectores do disco;
. Verifique se o BIOS está configurado convenientemente.
4)Não consegue arrancar com o disco rígido, mas ele trabalha bem quando arranca com uma disquete de sistema
. Pode ter o sector de arranque do disco danificado;
. Eventualmente, isso pode ter sido provocado por um vírus;
. Verifique o disco rígido com um antivírus;
. Com o FDISK, verifique se a partição está criada e activa.
5)Tem um disco de grande capacidade mas o sistema somente reconhece 512MB
. Isto é uma limitação do BIOS, principalmente nos BIOS das placas mais antigas.
. Se possível, faça um upgrade a BIOS.
. Uma outra solução é instalar um utilitário, normalmente fornecido pelos fabricantes dos discos, chamados Dynamic Disc Overlay. Este utilitário serve de interface entre um Disco de grande capacidade e os BIOS mais antigos.
6) Quando corre o scandisk, encontra alguns erros ocasionais
. Pode acontecer durante o funcionamento normal do computador, alguns ficheiros ficam corrompidos.
. Normalmente, o scandisk corrige esses erros.
. No entanto, se isso começar a tornar-se frequente e o número de erros continuar a aumentar, isto pode querer dizer que o disco pode ter problemas mais sérios.
. Verifique também a existência de eventuais vírus.
Outros Problemas com a memória
O computador não arranca (não faz o "boot"), simplesmente faz um beep:
•Cada vez que o computador inicia, faz um inventario do hardware disponível. Este inventário consiste no reconhecimento por parte da bios e na atribuição de recursos e "moradas" da placa mãe aos diversos componentes que formam o computador.
O computador arranca (faz "boot") mas o ecrã fica preto:
•A causa mais comum para um ecrã preto é a placa gráfica deslocada, a memória mal encaixada ou memória não suportada pelo computador. Confirme que a memória é a correcta e que está instalada convenientemente e que outros componentes do computador não foram deslocados acidentalmente quando instalou a memória.
•Verificar se o "port number" da memória é o correcto para o pc.
O computador tem outros problemas causados pela memória:
•O computador de vez em quando reporta erros de memória, bloqueia frequentemente e por vezes reinicia espontâneamente: devido ao grande número de causas, estes problemas são de difícil diagnóstico. Causas possíveis são (descargas electro-estáticas), sobreaquecimento, corrosão ou falhas na fonte de alimentação.
•Antes de instalar uma nova memória leia a secção sobre como prevenir danos devido à estática.
•Se suspeitar de sujidade(corrosão), limpe os contactos da memória, e limpe as ranhuras como explicado na secção de problemas de memória básicos.
Erros no registry: o windows escreve uma grande parte do registry para a ram.
General-protection faults, page faults e exception errors:
•A causa mais comum é software.
•Por exemplo, uma aplicação pode não ter libertado a memória após o seu fechamento, ou pode estar a ocupar o mesmo endereço de memória de outra aplicação do sistema operativo.
•Nestes casos, reiniciar o computador resolve o problema.
•Se, o computador começar a apresentar erros do tipo general-protection faults, exception errors, ou page faults logo após termos instalado um novo módulo de memória, remova a nova memória e verifique se o erro continua.
•Se o erro só acontece com a nova memória contactar o fornecedor da memória para assistência técnica.
O sistema de gestão do servidor reporta um erro de memória:
•Muitos dos servidores incluem um gestor do sistema que monitoriza a utilização de componentes e testa situaçãoes anormais.
•Alguns destes gestores de sistema contam os erros de software na memória.
•Se a taxa de erros de software é supeior às especificações, o gestor de sistema emite um alerta de pré-falha.
•Este alerta permite que o administrador de rede substitua a memória prevenindo a quebra do sistema.
•Se o gestor de sistema emitir um destes avisos após ter colocado uma nova memória, peça ao seu fornecedor da memória uma substituição da mesma. •Verifique também se o seu servidor tem a última actualização da bios, as últimas actulizações de sitema operativo e demais softwares.
Problemas com a memória
Problemas com a memória
•Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados.
•Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum programa de computador digital armazenado.
•Um dos problemas pode surgir quando ao realizar um upgrade á memoria ram, esta deixar de funcionar
O upgrade da memória ram parece não funcionar:
•É relativamente fácil um simm ou dimm de memória, que comprou, estar avariado, principalmente com a quantidade de material barato que se encontra no mercado;
Mas, antes de se ter a certeza, á uma série de testes que podemos fazer:
•Saber se estamos a utilizar o tipo de memória correcto (há placas que não aceitam, p. Exemplo, simm edo, principalmente as primeiras placas da pentium);
•Verifique se possível no manual qual o tipo de memoria que a placa aceita, pois há placas que só aceitam configurações especificas.
•Não esquecer que as simm de 72 pinos devem ser colocadas aos pares. Algumas placas para pentium não aceitam simm de fabricantes diferentes no mesmo banco.
•Verifique se não é necessário configurar algum jumper, principalmente se utilizar tipos de simm diferentes, por exemplo, simm de 30 pinos e de 72 pinos, ou simm de 72 pinos e dimm.
•Outra causa que pode ser uma inadequação da velocidade do simm com os tempos indicados na bios da placa.
•Algumas placas mais antigas de 486 só trabalhavam com simm de 80 ns, outras necessitavam de simm com paridade, (verifique o sua bios, porque muitas têm opção de desligar a paridade).
O computador não reconhece toda a memória instalada:
•Quando o pc arranca, parte do processo é contar a memória. Nalgumas máquinas a contagem aparece no ecrã, noutros esta contagem está mascarada. Se a contagem está mascarada pode entrar no "menu setup" do pc (pressionando a tecla del ou f1 no arranque) e verificar quanta memória o computador pensa que tem. Se aparece um valor inferior ao da capacidade de memória que instalou, então, o computador não está a reconhecer toda a memória.
•Por vezes o pc só reconhece parte do módulo. Isto deve-se, quase sempre, à utilização de módulos errados para o seu sistema. Por exemplo, se o seu computador utiliza apenas memórias de banco único e instalou memórias utilizadas para bancos duplos, provavelmente só irá ler metade da memória do módulo. Por vezes o computador só aceita chips de memória cuja organização dos chips no módulo cumpram determinados requisitos. Por exemplo, o chipset vx não trabalha bem com chips de 64 mbit.
•Em muitos computadores, a quantidade máxima de memória que o computador está preparado para reconhecer é inferior à capacidade máxima que consegue fisicamente instalar. Por exemplo, se o pc tem três ranhuras, cada uma pode suportar módulos de 1024 mb. Se preenche-se todas as ranhuras poderia ter um máximo de 3 gb de memória ram. No entanto, o computador poderá estar preparado para reconhecer um máximo total de apenas 2 gb. Em muitos dos casos, evita-se este problema consultando o manual da placa mãe ou do pc antes de comprar a memória
O computador reporta um erro de memória no arranque (“memory mismatch error”)
Memory mismatch error: isto não é, na realidade, um erro. Alguns computadores requerem que se indique que pode ter uma nova quantidade de memória. Utilize o "menu de setup" para indicar ao computador que tem mais memória (tecla del ou f1 no arranque).
Erros de memória ou erros de endereçamento: todos os erros seguintes, e todos semelhantes a estes, indica que o computador tem problemas de memória:
• memory parity interrupt at xxxxx
• memory address error at xxxxx
• memory failure at xxxxx, read xxxxx, expecting xxxxx
• memory verification error at xxxxx
Tipicamente, o computador faz um teste simples à memória durante o arranque. O computador escreve informação na memória e lê essa informação da memória comparando-a. Se existirem diferenças então irá reportar um erro. Por vezes o erro indica a posição de memória (endereço) onde o erro ocorreu.
Estes erros indicam normalmente um erro de memória mas, por vezes, podem ser erros indicativos de placas mãe com defeito ou incompatibilidade entre a memória nova e a memória antiga. Para verificar se é a nova memória que está a causar o problema, remova a nova memória e verifique se o problema subsiste. Se funcionar, remova a memória antiga e substitua-a pela nova memória. Se o erro persistir, contacte o fornecedor da memória e peça a substituição do componente.
Outros Problemas com a CMOS
Outros Problemas com a CMOS
.Esqueceu-se da palavra-chave
.O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria;
.A bateria só trabalha às vezes;
.O sistema perde a hora.
.Esqueceu-se da password
Se se esquecer da palavra-chave, o mais provável é que tenha de limpar o conteúdo do CMOS.
Para tal, poderá fazê-lo de 2 formas:
Colocando o conector (usado para estas situações)
Numa determinada posição, e após alguns segundos, tem de ter o computador desligado! (ver manual da placa principal para encontrar a localização do jumper)
Se o conector não existir, pode sempre desligar a bateria de alimentação do CMOS, retirando-a, e caso isso não seja possível, recorra ao fornecedor da placa para que lhe indique se há algum procedimento específico para o fazer.
.O Sistema Perde a hora, as inforamções ou dá erro de bateria:
A bateria está provavelmente “morta”;
Nas placas actuais, as baterias são facilmente substituíveis, bastando retirar uma e colocar outra.
A bateria da placa-mãe pode ser construída com três tecnologias distintas: Níquel-Cádmio (NiCd), NVRAM (non-volatile RAM) e Lítio (Li), O tipo de bateria mais usado há muitos anos é a bateria de Lítio como modelo CR2032.
Em placas mais antigas, utilizavam-se por vezes baterias recarregáveis de níquel-cádmio e, nesse caso, teremos que nos socorrer do ferro de soldar para substituir a bateria.
A bateria só trabalha ás vezes:
Por vezes a bateria trabalha bem, mas, outras vezes, temos erros, as informações do setup perderam-se ou a máquina perde as horas.
Grande parte das vezes isto é devido ao facto de a bateria estar a ficar fraca e a perder tensão.
Pode também ser devido a um mau contacto entre a bateria e os terminais que ligam à placa principal.
.O sistema perde a hora
Às vezes trabalha tudo bem, mas o relógio não trabalha!
Mais uma vez porque se deve tratar da bateria fraca.
Algumas placas são desenhadas de modo a desligar o relógio quando a bateria começa a enfraquecer, de modo a poupar.
Assinar:
Postagens (Atom)